Cadeira Nº 22 - José Eduardo Ungar de Sá

 

Homem de terno e gravata borboletaDescrição gerada automaticamente
Gustavo Rodenburg de Medeiros Netto

Gustavo Rodenburg de Medeiros Netto nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1933, filho de Antônio Garcia de Medeiros Netto e Carola Helena Rodenburg de Medeiros Netto. 

Cursou o primário no Externato Coração Eucarístico e a admissão, ginásio e científico no Colégio Santo Ignácio, no Rio de Janeiro. 

Ingressou, em 1950 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde formou-se em Medicina Veterinária em 1954. Em 1958 fez especialização em patologia animal no Iowa State College, na cidade de Ames - USA. 

Iniciou sua carreira na Escola de Medicina Veterinária da UFBA em1959, tendo sido professor de diversas matérias, tais como Nutrição Animal e Cirurgia. Encerrou sua carreira lecionando o que considerava sua grande paixão: Genética e Melhoramento Animal. Aposentou-se como Professor Adjunto (?) em 1998 (?). 

Foi Diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia - EPABA e do Instituto Biológico da Bahia. 

Foi proprietário da Fazenda Morro de Pedra - fundada por seu pai em 1918. Como criador de gado Nelore selecionado obteve destaque conquistando diversos prêmios em exposições regionais. Foi associado ativo da Associação Baiana de Criadores de Nelore, tendo inclusive, participado da organização da primeira Expoinel realizada no Estado da Bahia. 

Casou-se com Wanda Dias de Medeiros Netto, com quem teve 4 filhos (Gustavo, Antônio Mário, Luciana e Ricardo) e 10 netos. 

 

Acadêmico Titular e 1º Ocupante da Cadeira Nº 22 - José Eduardo Ungar de Sá

 

Homem de terno e camisa verdeDescrição gerada automaticamente
José Eduardo Ungar de Sá

Nasceu em 26 de outubro de 1963 em Salvador – Bahia. Filho de Fausto Marques de Sá e Vera Ungar de Sá. 

Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1986); realizou especialização em Saúde Pública na Universidade de Ribeirão Preto UNAERP - SP (1989). Participou de vários eventos de educação continuada como: estágios e cursos, assim com, de congressos, simpósios e conferências. 

Desde 1988 é Médico Veterinário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), onde é Coordenador Técnico do Setor de Raiva do Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz.  

Na área acadêmica, foi professor auxiliar de Anatomia da MEV-UFBA (1993-1997). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (desde 1988), onde desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participou de bancas de avaliação de trabalhos de conclusão de alunos de graduação da UFBA em 2010, 2011 e 2016. Entre 2013 e 2015, orientou alunos da UFBA em estágios no Setor de Raiva da (SESAB), assim como, no Centro de Diagnóstico Veterinário (CITVET), do qual é Sócio Proprietário. Foi avaliador no concurso público para professores de 1º e 2º graus das Escolas Agrotécnicas Federais (1994). Possui palestras e trabalhos científicos publicados em congressos nacionais. 

Foi Conselheiro Suplente, com participação ativa, do CRMV-BA nos períodos de 2000 a 2003; 2003 a 2006 e 2006 a 2009. Desde 2006 é Presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-BA. 

Foi homenageado pelo CRMV-BA como Médico Veterinário Destaque em 2005. Em 2015 recebeu o Prêmio Moisés Frimer da ANCLIVEPA.