ORDEM DO MÉRITO DA MEDICINA VETERINÁRIA DA BAHIA - 2022

No dia 17 de setembro de 2022, o Auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia estava em festa. Repleto de médicos-veterinários, professores da Escola da Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, representantes de diferentes seguimentos da  agricultura, pecuária e da sociedade em geral, que prestigiaram a outorga da Comenda Ordem do Mérito da Medicina Veterinária da Bahia da Academia Baiana de Medicina Veterinária - ABAMEV, aos médicos-veterinários Humberto Miranda Oliveira e Maurício Mário Lima Nogueira, pelas suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Medicina Veterinária baiana.   

Grupo de pessoas em pé ao redor de uma mesaDescrição gerada automaticamente com confiança média
Mesa Diretora

A sessão teve início às 17 horas e foi presidida, conjuntamente, pelos Presidentes da Academia Brasileira de Medicina Veterinária – ABRAMVET, Dr. Josélio de Andrade Moura e da Academia Baiana de Medicina Veterinária – ABAMEV, Dr. Paulo Emílio de Vinhaes Torres. Participaram da mesa diretora o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, Dr. Altair Santana Oliveira, a Vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dra. Ana Elisa Fernandes, o Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, o Prof. Rodrigo Bitencourt, o Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Dr. Ricardo Guerra e por um dos homenageados, o Dr. Humberto Miranda Oliveira – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). 

Saudando os homenageados, em nome da ABAMEV, o Acadêmico Frederico de Medeiros Rodrigues em brilhante oração, traçou os perfis dos outorgados e o motivo da homenagem prestada pela ABAMEV: 

 

 

Prezadas Confreiras, Prezados Confrades, Minhas senhoras e meus senhores. 

 


Acadêmico Titular Frederico de Medeiros Rodrigues

Inicialmente, neste momento solene, saúdo o ilustre Acadêmico da Academia Baiana de Medicina Veterinária, Dr. Josélio de Andrade Moura, atual presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária-ABRAMVET, na pessoa de quem gostaria de saudar os demais componentes da mesa e demais autoridades presentes, e, dizer que a presença de vocês neste evento muito nos honra, enaltece e dignifica esta Magna Sessão Solene. E, neste contexto, foi com muita satisfação que recebi a honrosa incumbência de fazer a saudação, nesta oportunidade histórica e festiva, em que a ABAMEV protagoniza e outorga a sua maior homenagem - Comenda “Ordem do Mérito da Medicina Veterinária da Bahia - aos ilustres colegas médicos-veterinários, Humberto Miranda Oliveira e Maurício Lima Nogueira. 

Assim, com a incumbência da Diretoria da ABAMEV, me dirijo solenemente à mesa e ao plenário para saudar os nobres colegas médicos-veterinários formados pela nossa gloriosa Escola de Medicina Veterinária da UFBA, Humberto Miranda Oliveira e Maurício Lima Nogueira, neste momento, distinguidos entre os médicos-veterinários baianos. Tornar-se um “Comendador” da ABAMEV, significa que os nobres colegas foram diferenciados ao longo das suas atividades profissionais e, com louvor, tiveram a relevância da sua condução profissional reconhecida pelos seus pares e, por conseguinte, cooptados para a tarefa de defender e promover a Medicina Veterinária baiana, e, por que não dizer, Medicina Veterinária brasileira. 

Nobres Comendadores, nobres colegas médicos-veterinários, costumo dizer que hoje somos passageiros em um transporte secular, o século XXI, impertinente, tecnológico, competitivo e, como estamos a observar, com grandes alterações ditadas no cotidiano, no qual, a evolução do desempenho da Ciência e da Tecnologia, será responsável pelo sucesso ou fracasso das profissões e por que não dizer da sociedade como um todo. 

O Brasil, hoje, é reconhecido no mundo como protagonista na produção de alimentos, baseado no uso intensivo da “Ciência e Tecnologia” envolvendo os mais diversos segmentos que de forma interativa e complementar, permitiram ao país atingir o desenvolvimento e a operacionalização de tecnologias na fronteira do conhecimento, tornando-o competitivo diante de países mais desenvolvidos, fazendo o uso de tecnologias cada vez mais avançada em prol de uma agropecuária de precisão, conectada, em constantes transformações e com desafios de toda ordem. 

É neste cenário que a ABAMEV, vem a público, hoje, para enaltecer e distinguir a condução profissional dos colegas Humberto e Maurício, e, declará-los COMENDADORES da ABAMEV. 

Contudo, solicito a permissão da mesa e do plenário para fazer uma rápida e resumida menção dos seus respectivos Currículos: 

Humberto Miranda Oliveira  

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia - UFBA em 1988, se destacou como produtor rural e como extensionista rural exercendo suas atividades na Empresa de Planejamento e Assistência Técnica – PLANTEC (1992 – 1994); empreendeu instalando uma empresa de produtos Agropecuários em Miguel Calmon, onde se tornou Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miguel Calmon-BA (1992 – 1994). 

Atendendo apelos e buscando novos desafios, foi eleito Vice-Prefeito do município de Miguel Calmon-BA (1997-2004) e, nesta época se tornou também Presidente do Conselho Municipal das Associações Comunitárias Rurais de Miguel Calmon-BA (1997-2004). Também nesse período em novos desafios, se tornou Coordenador Regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB (2000-2004) e, nesta oportunidade acumulou as atividades de Presidente do Sindicato Rural de Miguel Calmon–BA durante os períodos de 2003-2004 e 2009- 2013. 

Em sequência ao mandato de Vice-Prefeito, foi eleito Prefeito do Município de Miguel Calmon-BA para cumprir mandato durante o período de 2005 a 2008.  

Dando continuidade a sua caminhada profissional foi nomeado Diretor da Federação da Agricultura do Estado da Bahia–FAEB (2010-2012) e segundo Vice-Presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB (2012- 2013);  

Em sequência, foi nomeado Superintendente Adjunto do SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Regional Bahia entre 2013 e 2018. Nesse período acumulou o cargo de Vice-presidente da FAEB durante o período de 2015 a 2018. 

Em seguida, foi nomeado Presidente da FAEB para o período de 2018 a 2022 e Vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/BA (2019- 2022). 

Ao longo desse período e na atualidade o Dr. Humberto Miranda ocupou diversos cargos em diversos Conselhos de grande envergadura. 

Maurício Lima Nogueira, 

Nasceu em Salvador–BA no dia 29 de julho de1968 e formou-se em 1992 em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

Desde cedo se distinguiu com seu viés empreendedor, e, em 1993, logo após a sua formatura, inaugurou uma Clínica Veterinária em Camaçari-BA, que naquela oportunidade já oferecia uma estrutura com equipamentos modernos e serviços especializados, e, cujos serviços continuaram ativos até 2002. 

Nesse ínterim, em 1998, fundou o Grupo Animais (GA) que inicialmente atendia a Bahia cuja missão era desenvolver o mercado veterinário, distribuindo produtos inovadores de alta qualidade através de logística segura, ágil e eficiente. Além disso, já previa promover o comércio de produtos veterinários de alta qualidade, apoiar os serviços pet de última geração, estimular, diariamente, a profissionalização do salão de vendas envolvendo mais de 4 mil lojistas. Tudo isso, voltado para desenvolver e agregar cada vez mais valor para toda a Cadeia Pet, com lucratividade para todos, pautada no bem-estar animal, empregando 70 pessoas. 

Em 2005, foi cofundador da Bioctal, empresa importadora de Produtos Veterinários, com sede em São Paulo, criada com o objetivo de trazer produtos inovadores para o mercado, contribuindo para atualização e distribuição de medicamentos envolvidos na clínica veterinária, proporcionando aos clientes soluções inovadoras conforme tendências do mercado mundial. 

Em 2016, fundou o Hospital Veterinário EU AMO ANIMAIS em Lauro de Freitas–BA com atividades PET Shop e Centro de Estética que oferece uma infraestrutura completa, visando disponibilizar aos clientes o que existe de melhor, priorizando dar ao PET e ao seu tutor, qualidade, bem-estar e carinho, que atualmente emprega 30 pessoas. 

Em 2020, fundou a GA-LOG Logística disponibilizando área exclusiva para armazenamento de medicamentos, câmara fria para armazenar produtos termossensíveis e para separar produtos em trânsito. Possui frota própria de 08 caminhões e 02 carretas, armazém moderno e o uso do sistema WMS (Warehouse Management System). A sede da empresa foi totalmente projetada para garantir a segurança e qualidade dos produtos nela estocados com um pé direito de 7 metros facilitando a aeração, colocando a temperatura interna em condições ideais de armazenamento, empregando atualmente 50 pessoas. Perfazendo um total de 120 empregados diretos. 

Maurício, sua jornada é um grande exemplo de empreendedorismo, de coragem, que deve ser imitada, copiada por todos. Parabéns! 

Salvador, 17 de setembro de 2022 

 

Grupo de pessoas com terno e gravataDescrição gerada automaticamente
No centro os Comendadores.
A esquerda, Maurício Nogueira e a direita, Humberto Miranda.

Os homenageados Maurício Nogueira e Humberto Miranda, receberam os diplomas e as comendas das mãos do Acadêmico Titular Dr. Josélio de Andrade Moura e da Acadêmica Titular Ana Elisa Fernandes, respectivamente. Os Comendadores, em eloquentes discursos, agradeceram a homenagem recebida.