Cadeira Nº 1 - Frederico de Medeiros Rodrigues

 

Osvaldo Alves
PATRONO  
Osvaldo Alves de Carvalho (1914-1985) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 01

O Professor Osvaldo Alves de Carvalho nasceu em Santa Rita de Jacutinga, Estado de Minas Gerais, no dia 5 de setembro de 1914, filho de Epaminondas Alves de Carvalho e de Maria Martuchi de Carvalho.  

Fez o curso primário na Escola de Barra Mansa, no Estado do Rio, de 1922 a 1925. Cursou o ginásio no Ginásio Municipal do Sul Mineiro, em Itanhandu, de 1926 a 1930. O curso superior foi feito na Faculdade de Medicina Veterinária de São Paulo, de 1933 a 1937. 

Em 1938, ingressou no Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura de São Paulo, sendo, em 1939, encarregado da Estação de Avicultura de Pindamonhangaba. 

Em 1941 vem exercer as suas atividades profissionais em Salvador, Bahia, na Inspetoria Regional de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, localizada no bairro aprazível de Monte Serrat. 

Ainda nesse ano, funda com os veterinários aqui residentes, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, que tinha como objetivo principal a criação do ensino veterinário na Bahia. 

Com o médico Dr. Arnaldo Mascarenhas cria o primeiro Laboratório de Produtos Veterinários da Bahia, do qual se torna Responsável Técnico, lançando vários produtos veterinários até então só produzidos no sul do país. Foi um esforço pioneiro da iniciativa privada em setor, ainda não explorado, abrindo caminho para que o poder público tomasse consciência de que a pecuária precisava de insumos para o seu desenvolvimento e, que esses insumos deveriam ser produzidos aqui no Estado da Bahia. 

Por concurso público ingressou como Veterinário na Prefeitura de Salvador, no cargo de inspetor do Matadouro Municipal do Retiro, do qual foi Diretor. 

Em 1953, assume as Cadeiras de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I e II, onde permaneceu por trinta anos de efetivo exercício.  

De 1953 a 1955 foi membro do Conselho Técnico da Escola. Ainda em 1955, tendo em vista alteração no Regulamento da Escola, foi nomeado Vice-Diretor, o primeiro a exercer o cargo, permanecendo até 1957. 

Finalmente, em 1965, é eleito pela Congregação Diretor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia onde permaneceu até 1968.  

Em 12 de junho de 1983, quando da sua aposentadoria, por decisão do Departamento ao qual pertenceu, foi prestada uma justa homenagem ao mestre, dando o nome Osvaldo Alves de Carvalho a uma das salas de aula da Anatomia. Faleceu em Salvador, Estado da Bahia, em 2 de abril de 1985.

Acadêmico Titular e 2º Ocupante da Cadeira Nº 1 - Frederico de Medeiros Rodrigues.

Posse em 15 de dezembro de 2016.

Homem de camisa verde e gravataDescrição gerada automaticamente
Frederico de Medeiros Rodrigues

Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 17 de outubro de 1952. Filho de Nehemias Alcântara Rodrigues, natural de Lençóis, Bahia e de Sebastiana Adeilda de Medeiros Rodrigues, natural de Jardim do Seridó, Rio Grande do Norte. Iniciou os estudos na Escola Maria Quitéria, em Salvador; cursou o ginásio e científico entre os Colégios Dois de Julho, Góes Calmon e Sacramentinas, que mais tarde, adotou para ser o colégio de seus três filhos, Ana Carolina de Aguiar Rodrigues, Frederico Augusto de Aguiar Rodrigues e Livia Maria de Aguiar Rodrigues, fruto do casamento com Ana Cecília de Aguiar Rodrigues. 

Em 1972 ingressou na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia – UFBA, e concluiu o curso em 26 de setembro de 1976. Foi de imediato selecionado para trabalhar na recém-fundada Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia -EPABA, seguida da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. -EBDA, onde teve a oportunidade de desenvolver diversas ações de pesquisa nas áreas de nutrição, pastagem e doenças da reprodução bovina e caprina. Em março de 1983 iniciou o curso de Mestrado em Nutrição Animal na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do Prof. José de Alencar Carneiro Viana, tendo naquela oportunidade uma rápida passagem pelo Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite-CNPGL/Embrapa, onde realizou seus experimentos. 

Ao retornar do mestrado continuou os seus trabalhos de pesquisa e pensando na sustentabilidade dos sistemas produtivos e na preservação do meio ambiente resolveu iniciar, em 2003, o Curso de Doutorado em Química no Instituto de Química da UFBA, sob a orientação do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, oportunidade em que desenvolveu o primeiro estudo de contaminação do leite de vaca por agrotóxicos organofosforados na Bahia. 

Atualmente leciona no Curso de Bacharelado em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Mestrado Profissional da Faculdade Maria Milza - FAMAM, em Cruz das Almas. Ao longo da sua caminhada exerceu diversos cargos comissionados ligados ao Governo do Estado, realizou diversas palestras, participou e coordenou 15 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e Fapesb, bem como orientou e coorientou diversos estagiários curriculares, oito dissertações de mestrado, três teses de doutorado, tendo ainda a oportunidade de apresentar 26 resumos de trabalhos em congressos e seminários e publicado os respectivos resultados em 30 revistas e periódicos nacionais e internacionais, além da publicação de diversos relatórios de atividades técnico-científica. 

Coordenou a instalação do Laboratório de Ecologia Química no Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia – CETAB ligado à SEAGRI, onde desenvolve trabalhos relacionados à interação de compostos orgânicos voláteis x insetos praga, bem como vem dando grande contribuição à identificação de possíveis marcadores químicos ligados à leishmaniose canina, entre outros trabalhos. 

Sua brilhante e ascendente carreira científica foi marcada pelo entusiasmo e dinamismo, pela visão administrativa, pela competência e principalmente pelo amor pela Medicina Veterinária; méritos dignos desta Academia. 

Setembro/2021 

 

Acadêmico Titular Fundador e 1º Ocupante da Cadeira Nº 1 - ARDSON JOSÉ LEAL

Posse em 09 de setembro de 1999.

Faleceu no dia 17 de agosto de 2007. 

Ardson Leal
Ardson José Leal (1924-2007) 

Teve como pais Epaminondas José Leal e Anália Nogueira Leal, tendo nascido na Cidade de Salvador em 7 de março de 1924. Iniciou seus estudos no Ginásio da Bahia, passando para o curso colegial no Colégio Estadual da Bahia. Graduou-se em Farmácia, em 1952, pela Faculdade de Farmácia da então Universidade da Bahia e em Medicina Veterinária, em 1955, pela Escola de Medicina Veterinária da Bahia, fazendo parte da primeira turma de médicos veterinários graduados pela Bahia, sendo Orador Oficial da turma. 

Iniciou sua carreira de Magistério, em 1956, como Assistente Estagiário da Cadeira Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, passando, em 1958, a Auxiliar de Ensino da citada disciplina e através de concurso, a Professor Adjunto. Lecionou também a disciplina Eqüideocultura nas Escolas de Veterinária e de Agronomia e, a disciplina Anatomia dos Animais de Abate na Escola de Nutrição. Aposentou-se pela Universidade Federal da Bahia em 29 de outubro de 1987. 

Neste período, além de chefias e representações, participou em bancas examinadoras de concurso, proferiu palestras e conferências, coordenou e ministrou aulas em diversos cursos de extensão, participou de painéis e mesas redondas de congressos. Pelo seu temperamento afável e pela sua capacidade de comunicação foi escolhido como paraninfo de várias turmas de médicos veterinários graduados na Universidade Federal da Bahia. 

Grande líder classista participou de cerca de dez cargos de Diretoria de inúmeras entidades, inclusive como Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da 10ª. Região (Bahia e Sergipe), em mandato durante os anos de 1984 a 1987. 

A qualificação do Dr. Ardson foi demonstrada como administrador público ao assumir o Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado da Bahia (DPA). Em sua administração provocou uma verdadeira “revolução” na maneira de agir naquele importante órgão governamental, transformando as Fazendas de Criação em bases experimentais, utilizando metodologia científica e contratando dezenas de médicos veterinários para compor o quadro do DPA. Colocou em funcionamento pela primeira vez um Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal no Estado da Bahia. 

Sua passagem naquele Departamento durou de 1964 a 1975, quando construiu três Parques de Exposições de Pecuária, sendo agraciado por cerca de dez moções pela sua competência à frente do aludido Departamento. Nesta fase se revelou também como excelente Juiz de Animais, participando de quase uma centena de vezes como membro de Comissões de Julgamento em eventos de Pecuária, notadamente de equídeos Atuou, ainda, como Diretor Técnico do Frigorífico Matadouro Salvador (FRIMASA), entre 1975 a 1983 e como Assessor Técnico da Empreendimentos Agroindustriais da Bahia (AGROBAHIA), entre 1987 e 1988. Faleceu no dia 17 de agosto de 2007.