Cadeira N° 3 - VAZIA

 


PATRONO
Renato Rodenburg de Medeiros Netto (1925-1971) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 3

Renato Rodenburg de Medeiros Netto, filho do casal Antônio Garcia de Medeiros Netto e Carola Helena Rodenburg de Medeiros Netto, nasceu em Salvador no dia 4 de maio de 1925. 

Face às atividades de seu pai como Senador da República, passou a sua infância no Rio de Janeiro onde concluiu o seu curso médio, ingressando na Escola Nacional de Veterinária, vindo a se formar em 19 de dezembro de 1948, na Universidade Rural do Brasil, compondo a sua primeira turma de graduados, tendo sido inclusive seu orador. 

Terminada as suas atividades estudantis, mudou-se para o seu estado natal, dedicando-se a administrar a fazenda Morro de Pedra, situada no Município de Itaberaba e de propriedade de sua família. 

Com a criação, em 1951, da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, foi em 15 de agosto de 1952, nomeado professor da Cadeira de Patologia e Clínica Cirúrgica, onde como docente admirado pelos colegas e alunos, fez presente sua alta capacidade de formador de opinião e liderança, que proporcionou a sua eleição para Diretor da aludida Escola em duas ocasiões consecutivas, 1958/1961 e 1961/1963. 

Durante esse período, em 1962, teve que se afastar temporariamente da Direção da Escola para assumir a Direção da Superintendência do Vale do São Francisco. Quando à frente da Escola, promoveu os primeiros passos da pós-graduação, criou um estatuto de Zootecnia, tentou instalar a graduação em Zootecnia e assumiu a liderança da criação da Universidade Rural do Estado da Bahia. 

Notável líder e excelente administrador público exerceu o cargo de Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio no Governo de Antonio Lomanto Júnior, no período de 1963 a 1964. 

Sempre voltado para a vida política, todavia sem esquecer suas responsabilidades profissionais, foi eleito, em 1966, Deputado à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia onde atuou com destaque. 

Faleceu em 17 de novembro de 1971, aos quarenta e seis anos de idade. 

A Congregação da sua Escola em reconhecimento a sua obra deu o seu nome ao Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, que ele ajudou a construir. 

Acadêmico Titular Fundador e 1º Ocupante da Cadeira Nº 3 - José Guilherme da Motta

Posse em 09 de setembro de 1999.

Faleceu em 14 de abril de 2022.

José Guilherme da Motta nasceu no dia 10 de fevereiro de 1931, na Cidade do Rio de Janeiro, filho de David de Cotto Pinto da Motta e de Edith Soares da Motta. 

Concluiu o seu curso secundário naquela cidade e em seguida, no ano de 1951, submeteu-se e foi aprovado em exame vestibular para a Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, tendo concluído sua graduação em 1954. 

Veio para Bahia, em 1955, ingressando no serviço público estadual servindo no Instituto Biológico da Bahia, atuando no setor de virologia. Em 15 de março de 1955, foi nomeado Professor Assistente da Cadeira de Patologia da Escola de Medicina Veterinária da Bahia que tinha como professor catedrático o Dr. Milton Lourenço dos Santos. 

josé guilherme
José Guilherme da Motta
1931 - 2022

Na área científica desenvolveu intensa atividade no Instituto Biológico da Bahia, na Fundação Gonçalo Moniz e na Universidade Federal da Bahia. 

Participou ativamente de eventos científicos dentro da sua área de conhecimento, quer como moderador de painéis ou como conferencista. Viajou a inúmeros países representando o Governo do Estado da Bahia, em observação ou em estágios técnicos, como: Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos da América do Norte, Inglaterra, Japão, México e Uruguai, entre outros. 

Ainda no âmbito da Universidade Federal da Bahia foi Diretor da Escola de Medicina Veterinária em dois mandatos 1970/1972 e 1984/1988, Coordenador do Curso de Especialização em Medicina Veterinária e Diretor do Centro de Criação de Animais de Laboratório, nos anos de 1982 e 1983, tendo sido também de 1970 a 1972, Presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS). 

Fora do âmbito da Universidade ocupou o cargo de Secretário da Agricultura do Estado Bahia, de 1975 a 1979, notabilizando-se por sua capacidade de administrador público, deixando como marco a construção do Parque de Exposições de Salvador, gratificando desta forma à pujança da pecuária da Bahia, pois nele têm sido efetuados eventos de alta qualificação. 

O Dr. José Guilherme da Motta foi Diretor Presidente do Instituto Biológico da Bahia durante os anos de 1988 a 1991, Gerente Executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), de 1995 a 2003, representando o Nordeste no Conselho de Representantes Regionais, tendo inclusive sido Presidente desse Conselho, Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES), Consultor do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Aposentado do Serviço Público Federal e Estadual. 

Faleceu em 14 de abril de 2022.