Cadeira Nº 4 - Wilma de Albuquerque Franco

Fulvio Alice
Fúlvio José Alice (1913-1980)

PATRONO DA CADEIRA Nº 04

Em 26 de abril de 1913, em Curitiba, nascia Fúlvio José Alice, o segundo dos cinco filhos de Ângelo Maria Alice e Rosina Oliva Alice, dois jovens imigrantes italianos, provindos da região da Calábria.  

Após a conclusão dos seus estudos básicos, ingressou, em 1935, no Curso de Formação de Oficiais Veterinários, na Escola de Veterinária do Exército, transferindo-se para a Escola Nacional de Veterinária onde se graduou em 1938. 

Chegou à Bahia em 1940, tendo sido o primeiro Médico Veterinário a ingressar por concurso nos quadros de servidores públicos do Governo deste Estado. Dos seus 67 anos de vida, 40 foram vividos na Bahia, aqui constituindo família. 

No ano de 1941 o Professor Fúlvio Alice foi cursar Mestrado na Universidade de Iowa, na área de Virologia, defendendo tese sob o título de “Identificação do vírus da Coriomeningite Linfocitária isolado de camundongos”. 

Entre os maiores méritos do Professor Fúlvio está a criação do Instituto Biológico da Bahia, inaugurado em 1950, instituindo a Defesa Sanitária Animal e Vegetal em nosso Estado. Foi o primeiro Diretor Geral desse Instituto, cargo que ocupou até 1964. Nesse Instituto e na Fundação Gonçalo Moniz, desenvolveu seus inúmeros trabalhos científicos. Foi um dos fundadores da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, tendo sido nomeado Catedrático da Cadeira de Doenças Infecciosas e Parasitárias, dedicando-se ao magistério até a sua morte. 

Estagiou no Laboratório de Vírus e Ricketsias do Departamento de Saúde Pública do Estado da Califórnia (1953) e realizou duas viagens internacionais de observações científicas, em 1965, para os Estados Unidos e em 1968, para a Índia e Paquistão. 

Entre outras das suas ações devem ser consideradas, a de ter sido em 1941, fundador da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia; em 1968, Conselheiro da primeira Diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária; em 1969, Coordenador da instalação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, fundador da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência do Estado da Bahia e seu presidente no período de 1962 a 1964; Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado da Bahia, no período de 1964 a 1967, e Pesquisador 1 A do CNPq de 1971 a 1978. No âmbito da pesquisa científica foi considerado um dos maiores virologistas do Brasil, pioneiro na cultura de tecidos para agentes viróticos, destacando-se na busca do conhecimento sobre a Febre Aftosa, Encefalite, Raiva, Doença de New Castle, Doença de Aujesky e Poliomielite, Gripe, soro anti-rábico estes especificamente no segmento da Medicina Humana. Os estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia deram o seu nome ao Centro Acadêmico. Faleceu em 23 de fevereiro de 1980, mas a sua presença é ainda considerada ponto de partida e de referência para a Medicina Veterinária no nosso Estado. 

Acadêmica Titular Fundadora e 1a. Ocupante da Cadeira Nº 4 - Wilma de Albuquerque Franco

Posse em 09 de setembro de 1999.

Wilma Franco
Wilma de Albuquerque Franco

Nasceu na Cidade de Ipirá na Bahia, no dia 25 de fevereiro de 1934, filha de Waldemiro Lins de Albuquerque e Carmosina Menezes de Albuquerque. Chegada a Salvador aos sete anos, cursou o primário e o ginasial, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o colegial, no Colégio Estadual da Bahia. Ingressou na então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, através vestibular, em 1953, concluindo seu curso em 19 de dezembro de 1957, tendo sido laureada como melhor aluno e a primeira mulher a graduar-se em Medicina Veterinária no Estado da Bahia. 

Entrou para o quadro de médicos veterinários da Escola de Medicina Veterinária da Bahia em 27 de janeiro de 1958, passando a servir na Biblioteca, o que a estimulou a cursar Biblioteconomia, tendo se formado em 1962. Sua carreira docente teve início em 1964 quando ingressou na Escola de Medicina Veterinária da Bahia, na qualidade de Assistente Estagiária da Cadeira Economia, Legislação e Contabilidade Rurais e Estatística Agrícola. No ano de 1974 ingressa através de concurso, como Auxiliar de Ensino no Departamento de Anatomia dos Animais Domésticos e em 1978, habilita-se ao título de Livre Docente. Foi professora de Metodologia de Pesquisa do Curso de Mestrado em Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. 

Realizou diversos cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização, dedicando-se cada vez mais a aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Anatomia e de pedagogia, concluindo cerca de vinte desses cursos, sempre demonstrando a sua aplicação, característica da sua trajetória profissional. Os conhecimentos nas áreas de Biblioteconomia e Pedagogia habilitaram a professora Wilma a participar de Comissões Editoriais, Coordenadora de Projetos, Seminários de Ensino, membro de Comissões de Ensino, contribuindo com a sua experiência na organização de eventos, inclusive em nível nacional e internacional. Foi consultora “ad hoc” do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), consultora do Programa de Iniciação Científica da UFBA e consultora “ad hoc” da Fundação de Auxílio á Pesquisa e á Extensão (FAPEX). 

Como pesquisadora na sua área de conhecimento específico, a sua participação foi bastante significativa não só na Anatomia como também na Biblioteconomia. No segmento de Extensão marcou a sua presença coordenando cursos e projetos e participando como docente em inúmeros cursos. Como membro de Banca Examinadora participou de inúmeras delas na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz e em na Universidade de São Paulo. Deve ser ressaltada a sua participação administrativa na Escola de Medicina Veterinária da UFBA, como Coordenadora do Núcleo de Pesquisas, Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Medicina Veterinária (1978 a 1984, 1989 a 1999) e Vice-diretora (1981 a 1984). 

Pertence a Ordem do Mérito no grau de Comendador, título outorgado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, é Acadêmica Titular Fundadora da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, ocupando a Cadeira nº 13 que tem Patrono o Dr. Mário D´Ápice.