Membro Honorário nº01

 

Hans Merkt
Professor Hans Merkt

Nasceu na cidade de Koblenz, na região da Renômia na Alemanha, no dia 3 de outubro de 1923. Graduou-se em Medicina Veterinária na Escola Superior de Veterinária de Hannover, em 1 de julho de 1948, doutorando-se nessa Escola em 12 de novembro do mesmo ano com a tese: “Estudo comparativo da bursa ovárica do felino com as do canino, suíno, bovino, equino, e humano”.  

Em 1949 e 1950 atuou como Médico Veterinário Assistente no Serviço de Medicina Veterinária da Região de Rheinland-Pflaz em Koblenz, na área de inseminação. Ainda em 1950, foi nomeado Assistente Científico da Clínica de Obstetrícia e Ginecologia da Escola Superior de Veterinária de Hannover, sob direção do Professor Doutor. Richard Götze. Em 1958 tornou-se docente privado pela mesma Escola com a tese de habilitação: “Cesariana em bovinos na obstetrícia contemporânea”. Em 1958, promoveu-se livre docente. Neste mesmo ano, foi licenciado pela Escola de Hannover para exercer atividade docente por um período de três anos, como professor contratado, na então Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde foi responsável pela disciplina Doenças dos Animais Domésticos. 

Foi nomeado em julho de 1963, Professor Adjunto da Escola de Hannover. Em 1965, foi efetivado como Professor Catedrático e nomeado Diretor do Instituto de Inseminação Artificial. Em 1992, com sua aposentadoria compulsória, foi nomeado Professor Emérito da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover. 

O professor Merkt tem sido homenageado em várias partes do mundo como no Chile, Paraguai, Polônia, Sudão, Ex União Soviética e Finlândia. No Brasil, mereceu outorgas de inúmeras Sociedades de Medicina Veterinária, inclusive a da Bahia, e das Universidades Rural de Pernambuco, da Universidade de Santa Maria, recebendo o título do “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Bahia, no dia 31 de agosto de 2000. 

A área científica da Medicina Veterinária Internacional está alcançada pela publicação de mais de quatrocentos trabalhos científicos e editados como autor e coautor de vários livros e filmes didáticos, incluindo entre eles, livro publicado no Brasil. 

A partir de 1974, por força do convênio celebrado entre a Escola de Veterinária de Hannover e a sua congênere da Universidade Federal da Bahia, tornou-se ele incansável batalhador na ajuda aos médicos veterinários baianos, não só do corpo docente da Universidade Federal da Bahia, mas de outros profissionais e acadêmicos, inclusive seis dos quatorze docentes obtiveram o título de Doutor. 

As ações desenvolvidas pelo professor Hans Merkt em função da melhoria e do desenvolvimento do ensino da Medicina Veterinária na Bahia, justificam pelo conjunto de obra o título que lhe foi outorgado de Membro Honorário da Academia Baiana de Medicina Veterinária, em 31 de agosto de 2000. 

Lamentavelmente, em circunstâncias trágicas, o Professor Hans Merkt veio a falecer no dia 26 de setembro de 2001.  

SAUDAÇÃO PROFERIDA PELO ACADÊMICO TITULAR FUNDADOR ELIEL JUDSON DUARTE DE PINHEIRO POR OCASIÂO DA OUTORGA DO TÍTULO DE MEMBRO HONORÁRIO DA ACADEMIA BAIANA DE MEDICINA VETERINÁRIA AO MÉDICO VETERINÁRIO HANS MERKT, EM 31 DE AGOSTO DE 2000. 

"O homem aparece na ribalta da vida com a finalidade heroica de servir. Mas no espírito de sacrifício, que é a força do mundo, está a condição sine qua non do seu sucesso" (Carlos Dubois). 

lImo. Senhor Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, IIma. Senhora Presidente da Academia Baiana de Medicina Veterinária, lImo. Senhor Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, lImo. Senhor Diretor da Escola de Medicina Veterinária da Bahia, Senhores Professores Doutores Hans Merkt e Wilhelm Brass, Autoridades Presentes, Senhores Professores, Senhores Acadêmicos, Colegas Médicos Veterinários, Minhas Senhoras, Meus Senhores. 

A Academia Baiana de Medicina Veterinária que está comemorando o seu primeiro ano de existência e a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia com seus mais de 50 anos de lutas, vitórias e tradição, reúnem-se nesta manhã memorável, como interpretes da Medicina Veterinária baiana, para homenagear dois vultos extraordinários da historiografia médico veterinária mundial. Refiro-me aos professores Wilhelm Brass e Hans Merkt, cujas biografias se identificam na relevante contribuição que emprestam ao desenvolvimento da Medicina Veterinária contemporânea. 

Investido da elevada honra de saudar o Professor Doutor Hans Merkt faço-o, proclamando inicialmente que estamos a homenagear a um homem que surgiu na ribalta da vida para servir e quero me referir, resumidamente, a sua tríplice condição de profissional, educador e cidadão. 

Como profissional a sua trajetória iniciou-se em 1947 ao graduar-se pela Escola Superior de Veterinária de Hannover e já em 1948 defendeu a sua tese de doutoramento em Fisiopatologia da Reprodução, área de conhecimento que mereceu sua dedicação, no estudo dos problemas ligados a infertilidade, esterilidade e biotecnologia. Na sua caminhada, nestes mais de 10 lustros de exercício profissional, registram-se mais de 400 trabalhos científicos, a produção de mais de 30 filmes, a publicação de livro, a introdução de novos procedimentos técnicos responsáveis pela elevação dos índices de eficiência reprodutiva, além da consultoria prestada a Universidades, Centros de Pesquisa e a organizações de diversos países nos assuntos da sua especialidade. 

Como educador, há de se por em relevo a sua destacada atuação na Escola Superior de Veterinária de Hannover no exercício de múltiplas responsabilidades, entre as quais, Assistente da Clínica de Obstetrícia e Enfermidades de Bovinos, Diretor da Clínica de Andrologia e Inseminação Artificial, Livre Docente, Professor Catedrático e atualmente Professor Emérito, distinção que lhe foi concedida em 1992, por ocasião de sua aposentadoria, como reconhecimento público aos seus inegáveis méritos e a extensa folha de serviços prestados a sua secular e tradicional instituição. Assinale-se que na sua clínica foram treinados mais de 150 médicos veterinários brasileiros, sendo que um número significativo concluiu o curso de doutorado. 

A sua atuação como educador ultrapassou as fronteiras geográficas do seu rincão natal e a sua influência se espraiou por diferentes continentes e países onde exerceu atividades docentes como o Brasil, Chile, Egito, Guatemala, Marrocos, Paraguai e Sudão. 

Cumpre, nesta sessão solene, exaltar a sua significativa contribuição como um dos idealizadores e entusiastas do Programa de Cooperação bi-Iateral Brasil - Alemanha, no âmbito da educação médica veterinária, de que resultou o Convenio celebrado entre Universidades brasileiras e a Escola Superior de Veterinária de Hannover e que contribuiu de maneira vigorosa para a formação de quadros de excelência e para o desenvolvimento qualitativo do ensino médico veterinário brasileiro. Como Pró-Reitor para Assuntos Estrangeiros da sua instituição, sempre pugnou para o estreitamento das relações institucionais, para o fortalecimento dos projetos de interesse recíproco e pelo apoio diferenciado as Escolas de Medicina Veterinária das Universidades Federais de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rural de Pernambuco e da Bahia, esta última incluída no convenio graças à sua decisiva participação. 

Hans Merkt o profissional, o educador, o chefe de escola, o gestor de programas educacionais, o incentivador de talentos, coleciona na sua galeria de troféus inúmeras homenagens como a de Doutor Honoris Causa das Universidades Federal Rural de Pernambuco, Austral do Chile, Nacional de Assunção, Federal do Rio Grande do Sul, sendo sócio honorário ou benemérito de inúmeras associações profissionais, em diversos países, como reconhecimento as suas relevantes realizações. 

Ao lado do profissional de vanguarda, do educador exemplar, encontra-se o cidadão de notável dimensão humana. Os elevados atributos de retidão de caráter, contagiante entusiasmo, permanente alegria, lhaneza no relacionamento interpessoal, ornam a sua invulgar personalidade e o fazem um profissional e um cidadão vitorioso na arte de fazer amigos e conservar amizades. Não se olvide o bem receber dos bolsistas brasileiros realizando cursos na Alemanha e que tinham no Doutor Merkt' o confidente, o orientador, o fiador de suas permanências naquele país amigo e em cujo lar todos desfrutavam da amizade, da hospitalidade, da comunhão de uma família bem estruturada e feliz, dirigida também por dona Bárbara sua fiel companheira de toda uma vida, a quem expressamos as nossas homenagens especiais nesta solenidade. 

Aqui estão, Professor, os seus amigos. Aqui estão a Academia Baiana de Medicina Veterinária, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Aqui está a Universidade Federal da Bahia, através da sua Escola de Medicina Veterinária e que hoje à tarde lhe outorgará a sua mais elevada dignidade universitária que é o título de Doutor Honoris Causa. 

Aqui estamos todos nós para exaltar o seu exemplo de profissional, de educador, de cidadão cuja vida se constitui um paradigma em que devem ser modeladas as novas gerações. 

Fernando Pessoa, grande vate lusitano, ao se referir à epopeia das conquistas lusas d'além mar, assim sintetiza a alma dos que sonham sonhos elevados: 

"Ó mar salgado, quanto do seu sal 

São lágrimas de Portugal! 

Por te cruzarmos, quantas mães choraram, 

Quantos filhos em vão rezaram! 

Quantas noivas ficaram por casar 

Para que fosses nosso, ó mar! 

Valeu a pena? Tudo vale a pena 

Se a alma não é pequena" 

O Professor Merkt atravessou fronteiras, formou cientistas e líderes profissionais, promoveu o avanço do conhecimento, dignificou a Medicina Veterinária e conquistou o respeito e a admiração dos seus contemporâneos. Quando a alma não é pequena o homem possui a chama interior que o impulsiona a grandes realizações.  

Por tudo que Vossa Senhoria representa Senhor Professor Doutor Hans Merkt, a Academia Baiana de Medicina Veterinária e a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia lhe conferem, com todas as honras, os títulos de Membro Honorário e de Sócio Honorário, integrando-o a cada um das instituições e o fazem com a inabalável convicção de que estão homenageando uma personalidade singular, um profissional de escol, um educador emérito e um cidadão que tem contribuído para o progresso da humanidade. 

Chevalier Jackson escreveu um dia: "O homem de espírito atrela sua charrua a uma estrela e percorre os espaços insondáveis do céu azul, em busca daquele ponto de luz distante".  

Este, o perfil do nosso homenageado. 

Felicidades Hans Merkt, médico veterinário universal e Membro Honorário da Academia Baiana de Medicina Veterinária e da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia.