Cadeira N° 5 - José Roberto Pinho de Andrade Lima

Alfredo Formosinho
PATRONO
Alfredo Neto Formozinho (1903-1974) 

PATRONO DA CADEIRA Nº 05

Nasceu em 10 de abril de 1903, na Cidade de Taubaté no Estado de São Paulo, filho dos imigrantes portugueses que aportaram no Brasil no final do século XIX, João Rodrigues Formozinho e Alice Netto Formozinho. 

Sentou Praça no Exército em 1921 quando seus pais estavam no Maranhão. Percorreu toda hierarquia do Exército, começando como recruta voluntário, sempre aproveitando as oportunidades que surgiram, percorrendo a graduação de cabo e todas as de sargento. 

Em 1930 ingressou na Escola de Veterinária do Exército, no posto de 2º. Tenente, saindo 1º. Tenente, em 1932. Formou-se também em Medicina, em 1936, quando servia em Belo Horizonte. Dentro da sua carreira de Oficial Veterinário do Exército, percorreu todos os postos: Capitão em 1937, Major em 1943, Tenente Coronel em 1949, Coronel em 1954 e finalmente General de Brigada em 1958. 

Como militar serviu em inúmeros Estados da Federação como em São Paulo quando teve a oportunidade, em 1932, de lutar ao lado das tropas federais, no que pese a sua naturalidade paulista, demonstrando a sua disciplina e lealdade. Serviu também como Oficial Veterinário em Belo Horizonte, João Pessoa, Garanhuns, Aracaju e Salvador, onde permaneceu até a sua passagem para a reserva remunerada, após 37 anos de serviço ativo, no posto de General de Divisão. Foi na Bahia que o General Formozinho desenvolveu suas melhores ações como médico veterinário, daí o reconhecimento dos colegas baianos que o conheceram. 

Chegou a nosso Estado no início de 1942, assumindo a Chefia do Serviço de Veterinária da 6ª. Região Militar quando teve a oportunidade de ampliá-lo e direcioná-lo para a Inspeção de Alimentos e Bromatologia. Associou-se à Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, em 4 de fevereiro de 1942. Participou ativamente do grupo que planejou e instalou a Escola de Medicina Veterinária e, em 8 de fevereiro de 1952, ingressou como Professor Catedrático de Higiene Veterinária Rural e Polícia Sanitária, tendo sido obrigado a pedir demissão conforme decisão do então Ministério do Exército, deixando uma enorme lacuna no corpo docente da Escola que começava a se consolidar. 

Faleceu em 23 de outubro de 1974 deixando uma herança de bons princípios, firmeza de caráter, honradez e honestidade, valores que devem ser seguidos pelos médicos veterinários da Bahia. 

Acadêmico Titular e 2º Ocupante da Cadeira Nº 5 - José Roberto Pinho de Andrade Lima

Posse em 19 de dezembro de 2019.

Pessoa de fato e gravata a sorrirDescrição gerada automaticamente
José Roberto Pinho de Andrade Lima

Nasceu em 26 de junho de 1970 em Senhor do Bonfim – Bahia. Filho de José Lamarck de Andrade Lima e Maria Amélia Sales Pinho.  

Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1995). É oficial veterinário do Exército Brasileiro desde 1995. Cursou formações complementares a nível de aperfeiçoamento e especialização em: Logística e Mobilização Nacional (ESG), Vigilância Sanitária (ENSP/Fiocruz), Segurança de Alimentos (OPAS), Gestão Ambiental (SENAI/BA), Docência Superior (UNIGRANRIO), Política e Estratégia (ADESG-BA/UNEB) e Gestão (EsIE/ Univiversidade Gama Filho). Fez mestrado em Ciências Veterinárias – Epidemiologia na Universidade de Montreal, Canadá (1998 a 2000); doutorado em Saúde Coletiva na UFBA (2007 a 2012); pós-doutorado em Saúde Global e Ambiental na Universidade da Flórida, EUA (2015 a 2016).  

Progrediu na hierarquia militar, sempre por merecimento, tendo atuado como 1º Tenente (1995), Capitão (2001), Major (2010), Tenente-Coronel (2016) e Coronel (2021) nas áreas de Medicina Esportiva de Equinos, Segurança de Alimentos, Ensino Superior, Gestão Ambiental, Saúde Pública e Excelência Gerencial. Serviu em unidades militares dos Comandos Militares do Leste (Rio de Janeiro-RJ), da Amazônia (Boa Vista-RR), do Nordeste (Salvador-BA) e do Planalto (Brasíllia-DF).  

O domínio do idioma francês e as virtudes demonstradas na carreira militar o levaram a ser selecionado para atuar como intérprete do contingente brasileiro da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas – ONU para a Estabilização do Haiti – MINUSTAH (2009-2010), encargo esse de extrema importância para o funcionamento do Batalhão Brasileiro. Profissional dedicado e dinâmico avocou a si a responsabilidade de acumular a função de Oficial de Meio Ambiente da organização militar, oportunidade em que empregou em prol da coletividade sua formação de médico veterinário. Revelou-se um estudioso nessa área e contribuiu de forma decisiva para a higidez da tropa controlando a qualidade da água e da comida do batalhão, além de ter fiscalizado permanentemente a gestão dos resíduos sólidos do quartel. Sua busca incansável na resolução dos problemas da área de meio ambiente elevou o conceito do batalhão nas inspeções logísticas da ONU. Realizou o assessoramento de sua área de atuação com inúmeros dados relevantes acerca do controle de zoonose e de doenças endêmicas regionais favorecendo, e muito, o trabalho de controle dos surtos de patologias vividos pelos 11º e 12º contingentes. Pesquisador contumaz manteve a sessão de saúde do batalhão sempre atualizada no tocante aos trabalhos científicos relativos às doenças existentes no Haiti, principalmente as relacionadas com acampamentos militares.  

Durante o período do terremoto, que ocorreu no dia 12 de janeiro de 2010, foi peça fundamental na triagem das vítimas vivas e mortas que chegavam às centenas no portão da Base Charlie; nesse momento crítico atendeu ele próprio diversos feridos resultando em uma ação de grande importância pois o número de pacientes já havia superado a capacidade da Seção de Saúde da organização militar. Comprometido com a missão do Batalhão de Paz, participou de várias ações cívico sociais junto às populações carentes do Haiti, ensinando a importância da preservação da natureza com aulas práticas de cultivo de plantas e ações básicas de cidadania.   

Em 29 de maio 2010, foi agraciado com a segunda Medalha das Nações Unidas pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Em razão dos inestimáveis préstimos ao Haiti em momento tão sensível para aquela nação, foi condecorado com a Medalha da Ordem Nacional do Haiti no grau de Cavaleiro e a Ordem do Mérito da Medicina Veterinária da Bahia, esta última outorgada pela ABAMEV, em 2010. 

Integrou, por mais de onze anos, a equipe de instrutores da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Salvador-Bahia, onde ministrou disciplinas, orientou pesquisas e coordenou a pós-graduação, tanto no Curso de Formação, como no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Complementar. Pelo excelente trabalho realizado nessa Escola, foi elogiado em 2020 pelo Comando dessa Unidade, sendo considerado um Veterinário Militar proativo, inovador, possuidor de elevada capacidade de trabalho e apurado senso de responsabilidade.    

Desde 2020, integra o corpo docente da Escola Superior de Guerra -ESG, campus Brasília, futura Escola Superior de Defesa. Apoia, desde março de 2020, o Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM) da Operação Covid-19 do Ministério da Defesa, como assessor de inteligência epidemiológica.  

É Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED, da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).  

Foi agraciado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária com a Comenda Muniz de Aragão – 2021; honraria outorgada aos médicos veterinários que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira.  

O médico veterinário Coronel José Roberto Pinho de Andrade Lima é uma referência de competência, responsabilidade, liderança e de exemplo, que engrandece a Medicina Veterinária. 

Setembro/2021 

Acadêmico Titular Fundador e 1º Ocupante da Cadeira Nº 5 - Geraldo Cezar de Vilhaes Torres

Data da posse: 09 de setembro de 1999.

Faleceu no dia 15 de março de 2018.

Geraldo Cesar
Geraldo Cezar de Vilhaes Torres (1935-2018)

Nasceu em Salvador, em 23 de setembro de 1935, filho de Emílio Torres Timóteo e Noélia de Vinháes Torres. 

Em 19 de setembro de 1957 formou-se pela então Escola de Medicina Veterinária da Bahia, concluindo o Curso de Especialização em Zootecnia em 1960 na mesma Instituição e em Saúde Pública na Escola Baiana de Medicina em 1967, bem como uma dezena de outros em nível de aperfeiçoamento, buscando sempre ampliar seus conhecimentos. 

Na área de atividades científicas, publicou inúmeros trabalhos e é autor de três livros, “Bases para o Estudo da Zootecnia”; “Dicionário de Termos Zootécnicos” e “História da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia”, todos de grande aceitação nos meios acadêmicos, assim como incontáveis artigos de divulgação. 

Em seu compromisso com a docência, demonstrou sua grande competência. Professor Adjunto do Departamento de Produção Animal da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. Foi o primeiro ex-aluno da sua Escola a tornar-se seu Diretor, isto em 1975. Percorreu, por representação ou eleição, todos os órgãos colegiados da UFBA, tornando-se seu Pró Reitor de Extensão em 1998. 

No ano de 1977, a convite da extinta República Federal da Alemanha, visitou todas as suas instituições de Ensino e Pesquisa nas áreas da Medicina Veterinária e de Zootecnia, estendendo tais visitas a Suíça, Holanda, França, Espanha e Portugal. Sua visita a Alemanha facilitou a execução de importante convênio resultando na formação de doutores e permitindo estágios de docentes da Escola de Medicina Veterinária da UFBA na Escola de Superior de Veterinária de Hannover. 

Fora da UFBA, foi Diretor de Frigoríficos e Delegado da Superintendência da Pesca na Bahia. São anotadas mais de 50 participações em congressos e eventos similares, como participante, moderador ou coordenador. 

Seu apego à profissão foi demonstrado pela participação em diversas entidades baianas como Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, Associação Baiana de Hipiatria, Associação de ex-alunos e Conselho de ex-docentes da Escola de Medicina Veterinária da UFBA e no âmbito nacional Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. 

A retribuição que lhe foi dada foi a paraninfia das turmas de sua Escola, Colaborador Emérito da Comissão Coordenadora da Criação de Cavalo Nacional da Associação Brasileira de Criadores Bovinos da Raça Holandesa e por cinco vezes por Prestação de Serviços Relevantes pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. É membro da World Association for the History of Veterinary Medicine. Foi portador da “Ordem ao Mérito da Medicina Veterinária” nos Grau de Comendador e da Gran Cruz, outorgados pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Ocupou a 12ª Cadeira da Academia Brasileira de Medicina Veterinária que tem como Patrono o Professor Adolfo Martins Penha. Faleceu no dia 15 de março de 2018.