José Alberto da Silva Lira

   

José Alberto da Silva Lira
José Alberto da Silva Lira
1943 - 2020

 

O Dr. Lira nasceu em 26 de outubro de 1943, na cidade de Regeneração no Estado do Piauí e nos deixou em 06 de junho de 2020, na Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos (como costumava dizer) à qual adotou como sua terra, baiano por opção. Filho de Cristino e de Maria Lourdes Silva Lira.

Graduou no ano de 1967 em Medicina Veterinária, na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, deixando o rastro de aluno brilhante, líder e formador de opinião.

Em 1968 integrou a primeira equipe de técnicos constituída para formar o Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia (Gerfab), nomeado para ser o Chefe da Sub-área de Itambé, implantando aí a primeira semente do programa de erradicação da enfermidade no Estado, procedendo o cadastramento das propriedades rurais, planejamento da vacinação sistemática, controle de trânsito de animais e produtos, educação sanitária, promoção e divulgação, vigilância epidemiológica e treinamento do pessoal. Iniciou assim sua carreira de epidemiologista, sempre ligado aos trabalhos de campo.

Em 1971, com a implantação do Plano Nacional de Controle da Febre Aftosa, foi nomeado pelo Ministro da Agricultura, para ser o primeiro Executor do Gecofa-BA, Grupo Executivo do Combate à Febre Aftosa, dando total dinamismo e ampliando as ações da campanha para as diversas área do Estado da Bahia.

Seu trabalho foi tão intenso e eficiente, que foi convocado pelo Coordenador Geral da CCFA (Coordenação Central de Combate à Febre Aftosa), Dr. Ubiratan Mendes Serrão para, em Brasília assumir a Assessoria de Trabalhos de Campo com extensão nos Estados componentes do Programa Nacional.

Posteriormente, em 1974 foi nomeado pelo Presidente da República Ernesto Geisel, para o Cargo de Diretor da Dema-ES, Diretoria Estadual do Ministério da Agricultura no Estado do Espírito Santo (hoje Superintendência Federal). Modernizou as ações do Ministério no Estado, dinamizando e consolidando as ações de erradicação da febre aftosa e de controle de outras enfermidades animais e vegetais nas culturas de valor econômico.

Daí foi alçado novamente para Brasília a convite do Ministro Allysson Paolinelli, na qualidade de seu Assessor e Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Animal, para estudar, propor e implantar a nova estrutura organizacional do Ministério da Agricultura, que criou entre outras, a Secretaria Nacional DE Defesa Agropecuária, sendo o seu primeiro titular, Secretário Nacional no ano de 1977.

Implantou a rede de laboratórios de diagnóstico e de pesquisa capitaneada pelo Laboratório Nacional de Referência Animal (Lanara), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, com laboratórios regionais em todo o País. Igual estrutura implantou na área vegetal: Laboratório Nacional de Referência Vegetal (Lanarv) e os correspondentes laboratórios regionais.

Em maio de 1978, o Brasil foi surpreendido com um surto da Peste Suína Africana, que foi erradicada graças as ações emergenciais, sob sua condução e ao elevado espírito público, personalidade e altivez. Constituindo assim a segunda enfermidade animal erradicada do território brasileiro, sendo a primeira a Peste Bovina (Rinderpest).

Retornando à Bahia exerceu diversos cargos importantes, inclusive de Diretor Geral do Instituto Biológico da Bahia – IBB, Diretor Técnico da Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura, Chefe de Gabinete da Secretaria de Minas e Energia, Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa e Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da 10ª Região, Bahia e Sergipe.

Profissionalmente ainda se destacou como Diretor Técnico da Associação Baiana de Criadores de Caprinos e Ovinos e da Associação Baiana de Criadores.

Sempre atuou em eventos nacionais e internacionais, ligados à profissão, a exemplo do Congresso Pan-Americano de Buiatria, em 1993 e do Congresso Mundial de Buiatria, ambos realizados em Salvador, Bahia.

Representou o Brasil em diversas oportunidades na Organização Pan-americana e na Organização Mundial de Saúde, bem como na OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.

Como especialista em epidemiologia, participou em campanhas de combate a doenças, notadamente a Febre Aftosa.

Em 1999 foi convocado pelo Governador César Borges, para estruturar a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da qual foi o seu primeiro Diretor Geral até o ano de 2002, deixando o Estado da Bahia na situação de “livre da febre aftosa com vacinação”, reconhecida pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. O Estado da Bahia à época era considerado como Referência Nacional e Internacional e era base para treinamento de profissionais do Brasil e do Exterior em enfermidades exóticas, emergência zoossanitária e epidemiologia.

Foi Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e sempre gozou da admiração dos seus pares, dos profissionais Médicos Veterinários brasileiros e do exterior, dos produtores rurais e empreendedores do agronegócio e das altas autoridades do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Foi Paraninfo de algumas turmas do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. Era Comendador da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária Brasileira, outorgada pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. No ano de 2005 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária Brasileira durante Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, que implantava naquele momento nova fase do Programa de Erradicação da Febre Aftosa no Estado.

Foi Acadêmico Titular Fundador da Academia Baiana de Medicina Veterinária. Ocupou a Cadeira Nº 06 que tem como Patrono o Professor Francisco Salles de Almeida.